PÁGINA 1

COLOCAR QUESTÃO

QUESTÃO Nº

1

DATA

21/2/02 9:57:12 PM

NOME

Fábio André Assunção Sénica 

MORADA

ASSUNTO

Tratamentos dos Canários

PERGUNTA
Comecei há pouco na criação dos canários mas nunca tive sorte com eles, já fiz o tratamento com a vitamina É e eles metem os ovos todos golos e eu gostava de saber o que fazer para ter pássaros novos que tratamento é que lhes havia de dar                                                          

                                               Gostava que me desse uma resposta
                                                                     Obrigado
RESPOSTA
Olá Fábio

Nem sempre a vitamina E resolve tudo. Em primeiro lugar toma bem atenção e verifica se de facto é um casal, se fôr analisa o macho e vê se está bem "espigado". Também temos que ter atenção à saúde dos pássaros: se existirem problemas de fígado ou outros relacionados com os intestinos muitas vezes o macho não "gala" ou a fêmea não pede para ser "galada". Faz uma análise bem cuidada e se fôr necessário volta a contactar e diz alguma coisa.

Um abraço

 Rui Rodrigues (Giesta - Oiã - Portugal)

 

QUESTÃO Nº

2

DATA

3/5/02 10:04:05 AM

NOME

Domingos Correia 

MORADA

ASSUNTO

canárias que não alimentam os filhos

PERGUNTA
Sou criador de canários de cor, com predominância dos bronzes já há alguns anos. Sou filiado no Clube Ornitológico da Lixa e criador nacional n.º 734 - D.
Durante as criações tenho um problema - as fêmeas quase nunca alimentam os filhos nos primeiros oito ou dez dias e às vezes mais. Tenho eu que os alimentar com a seringa caso contrário morrem todos. E isto acontece em todos os casais, salvo uma ou outra rara excepção. Gostaria, na medida do possivel que me desse alguma explicação.
Obrigado.
Domingos Correia

RESPOSTA
Olá Domingos

Ora aqui está um problema que nem sempre tem solução. Sem saber que tipo de alimentação coloca à disposição dos canários, sempre digo que valerá a pena experimentar o seguinte:

- Se dá papa seca,  experimente dar a papa humedecida (com cuscus, com germinado, etc.)

- Se não dá legumes experimente dá-los. Embora não se devam dar nas primeiras 2 semanas de vida, perante esta situação acho que deve arriscar, dado que para os canários os legumes são muito apetecíveis. Mas atenção: legumes de confiança sem tratamentos.

- Vá observando se as fêmeas são muito "agarradas" ao ninho, se isso acontecer de vez em quando tire-as do ninho. O macho pode ter vontade em ajudar na alimentação, mas se a fêmea não sair do ninho ele não pode fazer nada.

Eventualmente, estas dicas poderão não resolver nada, porque muitas vezes este problema faz parte da natureza do próprio pássaro. 

Um abraço

 Rui Rodrigues (Giesta - Oiã - Portugal)

 

QUESTÃO Nº

3

DATA

3/8/02 2:05:16 PM

NOME

Manuel João Múrias

MORADA

ASSUNTO

Pedia-lhe a sua opinião...

PERGUNTA
Comecei a criar canários á cerca de 20 anos mas tive de interromper devido á falta de espaço. Agora tenho condições para retomar este hoby que tanto me interessa.

Gostaria de lhe colocar algumas questões quanto ás grades (frentes) para as gaiolas de criação. No mercado existem umas frentes duplas com 70 cm pintadas, acha que estas frentes são apropriadas? É apologista dos ninhos exteriores á gaiola?

Penso dedicar-me á criação de canários do Harzer de cor e também canários Lizard, raça que eu muito aprecio. Penso ter o viveiro operacional para Outubro de 2002 será que me indicaria criadores de canários Lizard?

Agradeço ter tomado o seu tempo.

Os meus melhores cumprimentos

Manuel João Múrias
RESPOSTA
Amigo Manuel

Relativamente ás grades as que eu uso são as do tipo "Orniex" onde cada gaiola tem 2 grades com cerca de 35 cm cada, no entanto existem outras opções que entendo também ser boas, ficando a opção ao critério e gosto de cada criador.

Em relação aos ninhos exteriores eu pessoalmente não gosto de os utilizar, acho que com os ninhos no interior do gaiola a fêmea terá mais privacidade. Mas eu também conheço alguns criadores que os utilizam e não têm problemas. 

Criadores de Lizard com aves de boa qualidade:

- PAULO ALEGRIA (Rua dos Bombeiros Voluntários - 3720-210 OLIVEIRA DE AZEMEIS - Telem.: 937326500)

Um abraço

 Rui Rodrigues (Giesta - Oiã - Portugal)

 

QUESTÃO Nº

4

DATA

3/12/02 5:49:27 PM

NOME

ARMANDO FERNANDES

MORADA

NEW JERSEY - USA

ASSUNTO

PERGUNTA
Vivo nos USA, gostava de receber uma boa revista ou um magazine  em PORTUGUÊS. Agradeço e fico á espera da sua informação   

OBRIGADO

ARMANDO FERNANDES
507 GRIER AVE
ELIZABETH
NEW JERSEY 07202
USA

RESPOSTA
Olá Armando

Para muita pena nossa existe muito pouca literatura editada em Portugal sobre a passarada. No entanto existe uma revista: REVISTA PÁSSAROS, onde podemos ler alguns artigos com bastante interesse. Para conheceres melhor e até fazer a assinatura consulta a página: www.revista-passaros.com 

 Um abraço

 Rui Rodrigues (Giesta - Oiã - Portugal)

 

QUESTÃO Nº

5

DATA

3/20/02 11:28:27 AM

NOME

Manel João Múrias

MORADA

Benavente - Portugal

ASSUNTO

Agradecimentos e outras questões.

PERGUNTA

Caro Rui


Desde já os meus agradecimentos pela sua paciência, prontidão e boa vontade para com quem ainda tem poucos conhecimentos sobre esta arte que é a canaricultura.

Gostaria de lhe dizer que há já alguns anos que não crio canários, mas no entanto o meu gosto por estes pássaros nunca se desvaneceu. Moro em Benavente, perto de Coruche, vila a quem a ornitologia tem a agradecer, pois desde há muito que vem a divulgar  actividades como a canaricultura. Sou professor de música como actividade principal e músico como actividade complementar.

Neste momento tenho a oportunidade de me dedicar á criação dos canários pois disponho de condições e tempo para o fazer.  Estou na fase das instalações e á medida que vou estudando o assunto vão surgindo problemas que os livros sobre o tema, por muito bons que sejam, não conseguem solucionar.

Um dos blocos que destino para a reprodução fica a paredes meias com uma garagem. Até aí o único problema que poderia advir seria os fumos dos gases do escape, mas esse problema está resolvido pois o compartimento onde estariam as gaiolas para a procriação está muito bem isolado . A questão que lhe ponho é a seguinte:

Será que o barulho do motor do carro, embora haja uma parede a dividir e apenas ponha o carro na garagem 2 vezes por dia, poderá gorar os ovos? Será necessário repensar a localização do bloco de reprodução?




Com os meus melhores cumprimentos

RESPOSTA
Amigo Manel

Relativamente à questão colocada eu, muito sinceramente, não acho que haja algum problema com o carro a trabalhar, até porque sendo apenas 2 vezes por dia não trará por certo qualquer anomalia.

 Um abraço

 Rui Rodrigues (Giesta - Oiã - Portugal)

 

QUESTÃO Nº

6

DATA

3/25/02 4:07:28 AM

NOME

Marcelo A. Pascual

MORADA

ASSUNTO

PERGUNTA

Estimado señor:


               Deseo saber en qué ciudad de Brasil se realiza el Campeonato Mundial y si se sabe la fecha. Gracias

 

RESPOSTA

Olá Marcelo

Para obteres as informações que pretendes visita a página EXPOSIÇÕES que contém informação actualizada.

 Um abraço

 Rui Rodrigues (Giesta - Oiã - Portugal)

 

QUESTÃO Nº

7

DATA

4/12/02 2:38:35 PM

NOME

Ana

MORADA

ASSUNTO

gloster consort

PERGUNTA
boa tarde rui
preciso de uma opinião sua a resp+eito de um canário q possuo.
Ora o meu canário n vê do ollho dtº derivado a uma briga com uma fêmea q tinha e agora eu acho q o ouitro olho fica de vez em quando inflamado e ele tem dificuldade em ver, eu vou-lhe limpando de quando em vez com soro fisiológico mas gostaria de saber se existe algum tratamento mais indicado. Fico a aguardar resposta sua obrigada Ana
RESPOSTA

Olá Ana,

Eu acho que o tratamento que deves dar ao teu canário será umas gotas de OFTAVEX, que é um produto da Orniex.

 Um abraço

 Rui Rodrigues (Giesta - Oiã - Portugal)

 

QUESTÃO Nº

8

DATA

4/16/02 2:03:23 AM

NOME

Carlos Eduardo Maçãs Milhinhos 

MORADA

Portalegre

ASSUNTO

ácaros

PERGUNTA
Olá Rui eu sei que tu es criador de canários por isso venho-te
pedir ajuda para combater os ácaros que tenho no meu viveiro e
que á alguns anos tenho vindo a combater mas sem heizito.
Gostava de poder acabar com eles,se não terei que acabar com
os canários pois não tenho alternativa, poderias-me aconcelhar
um medicamento aguardo resposta.
RESPOSTA

Olá Carlos,

Os ácaros são sempre um problema deveras incomodativo para os criadores. A primeira preocupação que o criador deve ter deve ser a prevenção, isto é, muita higiene e limpeza nas gaiolas, viveiros e acessórios.

Quando o problema existe eu acho que o melhor produto para os combater no exterior é MENFORSAN (importado por: CERTIZOO, LDA. - Estrada Nacional 235 - Silveiro - 3770 OLIVEIRA DO BAIRRO), podes borrifar as instalações e os próprios pássaros, mas com o cuidado de não molhar  a cabeça da ave. Se os ácaros estiverem instalados na traqueia do pássaro, então deves polvilhar as sementes com ACARIASMA (produto da AVIZOON) durante uns dias.

 Um abraço

 Rui Rodrigues (Giesta - Oiã - Portugal)

 

QUESTÃO Nº

9

DATA

4/25/02 8:10:49 PM

NOME

 

MORADA

ASSUNTO

canarios

PERGUNTA
tengo dos canarios que nacieron el 3-27-02 .  los dos son alas silver
brown y cuerpo blanco. gloster ojos rojos.  uno tiene la cara amarilla y
el otro cara blanca
    QUIERO SABER COMO CRUSAR ESTOS CANARIOS
tambien tengo un canario cuerpo rojo gloster .  gracias frankie
RESPOSTA

Olá,

Como descreves que os pássaros têm ambos as asas prateadas e castanhas e o corpo branco, apenas com a diferença de um ter a cara amarela e o outro a cara branca, eu acho que os deverás acasalar preferencialmente com pássaros verdes.

Com os olhos vermelhos, será que serão Glosters  ??  

 Um abraço

 Rui Rodrigues (Giesta - Oiã - Portugal)

 

QUESTÃO Nº

10

DATA

4/26/02 11:06:44 AM

NOME

 Lara Gonçalves Estima

MORADA

ASSUNTO

ovos

PERGUNTA
Quanto tempo demora entre a postura dos ovos, até á sua eclosão.

 

RESPOSTA

Olá Lara,

Se estiveres a falar de canários o tempo de incubação ronda os 13/14 dias, podendo, em casos excepcionais, demorar menos ou também mais.

Se te referias a outro tipo de aves volta a contactar e depois te informarei.  

 Um abraço

 Rui Rodrigues (Giesta - Oiã - Portugal)

 

QUESTÃO Nº

11

DATA

4/28/02 10:57:15 PM

NOME

 Nuno M.

MORADA

ASSUNTO

anilha

PERGUNTA
Pergunta = Comprei um SATINÉ BRANCO que tem um anilha verde com a seguinte designaçao aap 00 P 029 166 que eu nao sei o que significa.
Poderia me explicar o seu significado?Parabèns pelo site.

 

RESPOSTA

Olá Nuno,

A anilha da ave é como se fosse o B.I. dela. No caso da anilha que falas passo a explicar:

- aap : significa a sigla do Clube a que o criador requesitou a anilha, neste caso Associação dos Avicultores de Portugal.

- 00 P : 00 é o ano 2000 e P significa Portugal

- 029 e 166 : um destes números identifica o criador ( o que está escrito na direcção dos topos da anilha)  e o outro é o nº da      anilha

 Um abraço

 Rui Rodrigues (Giesta - Oiã - Portugal)

 

QUESTÃO Nº

12

DATA

06/05/02 6:22:28 PM

NOME

Jorge Ribeiro

MORADA

ASSUNTO

Compra de canários

PERGUNTA
Sr. Rui Rodrigues

Pretendo iniciar-me neste excelente hoby de criar canários.
Gostaria que me desse algumas dicas de como proceder, quanto a gaiolas, raças etc. Neste momento estou a fazer uma gaiola de 5 metros x 2 x 2,5 .

Gostaria que me desse alguma orientação.

Estou em Ilhavo e se fosse possível uma visita aos seus canários , poderia aprender alguma coisa , pois nada sei, mas gostaria de começar a aprender.

Melhores cumprimentos

Jorge Ribeiro
RESPOSTA
Amigo Jorge,

Relativamente ás gaiolas, existem no mercado várias opções, eu pessoalmente uso os viveiros tipo "Orniex".
A gaiola que estás a fazer penso que deverás usá-la como voadeira, porque para criação de raças puras é demasiado grande, já que cada casal deverá estar individualizado num viveiro mais pequeno.
Quanto a fazeres uma visita não há qualquer problema, basta apenas telefonar para combinar.

Um abraço

Rui Rodrigues (Giesta-Oiã-Portugal)

 

COLOCAR QUESTÃO

© Rui Rodrigues - 10 Mai 2002